Faz tempinho que estava pra postar partes de um artigo da Glória Kalil que achei interessante. Saiu na Revista ELLE de Abril 2011 ( faz um tempinho né, mas o artigo continua valendo!). Vou postar apenas as partes que achei mais interessante...Fala de uma dúvida frequente - moda x estilo! Espero que gostem - vale a pena dar uma lidinha...
" Ter estilo está mais na moda do que a moda... No entanto as grandes mudanças de comportamento que aconteceram no fim do século passado - globalização, queda do muro de Berlim, União Européia, celulares, internet - colocaram o mundo em outra plataforma de comunicação e apontaram para a valorização da individualidade, o que levou a moda a se tornar um instrumentoo importante da expressão pessoal. Ela deixou de ser autoritária e restritiva para ser mais dmocrática, inclusiva e, sobretudo, plural. Moda virou oferta e estilo virou escolha.
A bem da verdade, o estilo é reflexo de todas as nossas escolhas: o lugar onde moramos, a decoração da nossa casa, os móveis dentro dela, os filmes que gostamos, a praia onde passamos o verão e o que vestimos para nos apresentar ao mundo são espelho da nossa indentidade.
Até os anos 1950, a moda era uma manifestação nítida da classe social, que excluía todos os que não podiam seguir as tendências ditadas pela alta - costura da Europa. Ela não levava em conta a individualidade. Era uma manifestção de classe a não de estilo pessoal.
...Assim, em vez de tendências ditadas apenas por estilistas, os "senhores da moda" se mutiplicaram e passaram a ser todos os frequentadores de uma rua: praticantes de todos os esportes, baladeiros, velhinhas a caminho da igreja, góticos com suas roupas negras, e nerds colocados aos seus computadores e gadgets de última geração.
...A necessidade de ser reconhecido, visto e bem avaliado fez com que estilo se tornasse ferramenta impoprtante para essa época de exposição absoluta que estamos vivendo. Nada mais século 21 do que ter estilo."
Nenhum comentário:
Postar um comentário